15/03/2010 19:29

Ronaldo versão 2010: de matador a garçom

Só Timão - Fonte: Lance!

Mesmo não vivendo a sua melhor fase com a camisa do Corinthians, o atacante Ronaldo vem demonstrando - principalmente na vitória por 2 a 1 sobre o Santo André - uma característica nova em sua carreira. Acostumado a sempre marcar muitos gols, o Fenômeno agora resolveu atacar de garçom.

No confronto com o vice-líder do Campeonato Paulista, no último domingo, o camisa 9 deu duas assistências perfeitas para os gols de Dentinho e Roberto Carlos. A primeira, inclusive, deixou o camisa 17 frente a frente com o goleiro Julio Cesar, do Ramalhão. Já na segunda, apesar de o maior mérito ter sido do lateral esquerdo na conclusão do lance, o passe de Ronaldo foi "açucarado".

Entretanto, a melhor jogada "à la camisa 10" de Ronaldo não deu resultado. Já no segundo tempo, o centroavante encontrou Jorge Henrique livre dentro da área com um belo passe. Para azar do Fenômeno, o baixinho não estava em uma de suas atuações mais inspiradas e desperdiçou grande chance.

Esta nova função que foi exercida pelo Fenômeno, já pôde ser notada na partida contra o Racing, do Uruguai, na estreia da Copa Libertadores de América. No segundo tempo daquele jogo, com a entrada do centroavante Souza, o Fenômeno começou a buscar mais o jogo no meio de campo e acabou atuando como um armador. Resultado: participação nos dois tentos marcados pelo Timão.

Porém, se Ronaldo vem surpreendendo ao mostrar o seu lado articulador, como a principal esperança de gols da equipe, anda decepcionando bastante. Em sete jogos no ano, Ronaldo marcou apenas um gol - contra o Mirassol, no Pacaembu. No jogo contra o Ramalhão, o camisa 9 foi bem mais participativo e até ensaiou as arrancadas que o deixaram famoso no mundo todo, mas frente a frente com o goleiro, levou a pior: duas ou três chances claras de gol desperdiçadas.

Se Ronaldo está mudando o seu estilo de jogar, só o tempo irá dizer. Entretanto, a Fiel já pode escolher como prefere ver o seu principal astro atuando. Garçom ou goleador? 

Confira a opinião dos especialistas:

Mauro Beting - Colunista do LANCE! - 

Ele gosta de sair da área e ontem deu certo. Mas acho que não tem mudar seu estilo não. Ele não pode sair muito da área porque não tem mobilidade para isso. Por ser um craque, o time vai se adaptando a ele. E vai melhorar quando adquirir mais ritmo de jogo e o Corinthians vai evoluir com ele.

 

 


Maurício Oliveira - Editor do LANCE! - Se a bola não chega, como Ronaldo já reclamou, é natural que ele tente mudar suas características para participar mais do jogo e decidir de uma outra forma. Mas o problema do Fenômeno neste início de temporada não é só "a bola não chega". Até porque, no mesmo período do ano passado, entre fevereiro e março, o time que foi campeão paulista e da Copa do Brasil também não estava tão "encaixado" como aquele que disputou as finais, em maio. Por má fase e escassez, todos os artilheiros passam. Até o Fenômeno. Ronaldo está passando por uma delas. Se ele quer superar esse momento voltando para buscar jogo e encontrando espaços para outros jogadores do time decidirem com os gols que ele deveria fazer, melhor para o Timão.

 

 

 

 

—————

Voltar